Futebol, nação e representações: a importância do estilo “Futebol-arte” na construção da identidade nacional

Autores

  • Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro Doutorando em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Ronaldo George Helal Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Fausto Amaro Doutorando do PPGCom da Uerj, com bolsa FAPERJ.

Resumo

Neste artigo, destacaremos a importância do futebol na construção da identidade nacional nos anos 1930. Nosso suposto estilo de jogo, o futebol-arte, foi construído em densas narrativas e cercado de disputas ideológicas de diferentes correntes sociais nos anos 1920 e 1930, que travavam um debate para definir uma nova ideologia e o que viria a ser a identidade nacional. Apresentaremos aqui o contexto que permitiu a abordagem da miscigenação como algo positivo, demarcando um importante momento da questão racial no Brasil, além de associar tal ideologia de maneira intensa com o futebol, principalmente durante a Copa do Mundo de 1938. Dentre os principais autores e ideias abordados neste artigo, estão, respectivamente, Gilberto Freyre e seu pensamento acerca da identidade nacional, e Serge Moscovici e sua contribuição aos estudos da representação social.

Palavras-chave: futebol, representações, nação.

Biografia do Autor

Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro, Doutorando em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Especialista em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FACHA-IGEC (2012). Membro do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura”, cadastrado no CNPq, e pesquisador associado ao Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj). Email: filipemostaro@hotmail.com.

Ronaldo George Helal, Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pesquisador do CNPq; coordenador do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura” e do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj). Email: rhelal@globo.com. Endereço Eletrônico: www.comunicacaoeesporte.com

Fausto Amaro, Doutorando do PPGCom da Uerj, com bolsa FAPERJ.

Doutorando do PPGCom da Uerj, com bolsa FAPERJ. Mestre em Comunicação pela mesma instituição, com bolsa Capes. Membro do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura”, cadastrado no CNPq, e pesquisador associado ao Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj). Email: faustoarp@hotmail.com. Endereço Eletrônico: www.comunicacaoeesporte.com

Downloads

Publicado

2015-10-09

Edição

Seção

Dossiê: Futebol, Raça e Nação no Brasil