Sismondi histórico: a luta pela liberdade na Itália renascentista
Resumo
O artigo versa sobre a contribuição de J.C.L. Simonde de Sismondi no tocante à organização política da Itália renascentista. Parte-se de uma revisão de sua perspectiva evolutiva do estudo histórico, caracterizando-se brevemente a seguir as cidades-estados italianas e retomando-se os axiomas da liberdade medieval definidos pelo autor suíço. Apresentam-se então os principais traços das quatro etapas da história italiana após a queda de Roma, abrangendo os períodos bárbaro, das repúblicas livres, de declínio da liberdade e, por fim, de invasão e domínio estrangeiro. Discutem-se ainda os fatores originários e supressores da liberdade medieval na Itália, relacionando-os, nas conclusões, com a doutrina econômica de Sismondi.
Palavras-chave: Renascimento, cidades-estados, liberdade, sistemas políticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.