A devolução dos troféus da Guerra da Tríplice Aliança e a “confraternidade argentino-paraguaia” (1954)
Resumo
No início da ditadura do general Alfredo Stroessner, a relação entre Paraguai e Argentina foi fortemente marcada pela reivindicação de elementos histórico-culturais em comum, um dos principais pilares da “confraternidade argentino-paraguaia”. Essa reivindicação marcou a devolução dos troféus da Guerra da Tríplice Aliança aos paraguaios em 1954, quando Juan Domingo Perón ocupava a presidência da Argentina. Consideramos que essa reivindicação histórico-cultural foi fundamental para a Argentina contrabalancear o fortalecimento do Brasil na região, pois buscou aproximar as sociedades argentina e paraguaia, inclusive, sob um discurso “americanista”. Para o Paraguai, essa reivindicação permitiu o desenvolvimento de uma política internacional bidirecional com a Argentina e o Brasil, não necessariamente alinhada com os brasileiros. Porém, não foi um processo isento de tensões. O artigo analisa esse processo no jornal paraguaio Patria, controlado pelo Partido Colorado de Stroessner.
Palavras-chave: peronismo, stronismo, integração latino-americana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.