Salas de cinema: espaços de lazer e de sociabilidade em São Leopoldo
Resumo
O presente trabalho analisa as salas de cinema de São Leopoldo como espaços propícios para o lazer e a sociabilidade, especificamente na primeira metade da década de 1940. O objetivo da pesquisa é verificar de que forma a programação dos cinemas se inseriu no contexto sociocultural do período – marcado pelo desenrolar da Segunda Guerra Mundial e forte campanha de nacionalização empreendida pelo então presidente brasileiro Getúlio Vargas – bem como o envolvimento do público local com as películas e a importância das salas de exibição no cotidiano da cidade. O estudo utilizou como fonte principal o jornal Correio de São Leopoldo, principal periódico da época, analisando todas as publicações relacionadas ao cinema com base na metodologia da análise de conteúdo. Desta forma, foi possível inferir que as salas de cinemas se constituíram como espaços privilegiados para a interação da sociedade leopoldense no decorrer do século XX.
Palavras-chave: cinema, lazer, sociabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.