Voltaire e a visão iluminista do progresso
Resumo
O artigo trata da concepção de progresso nas obras de cunho histórico de Voltaire, especialmente nos livros Siècle de Louis XIV e Essai sur les moeurs. Inicialmente, examinam-se as principais fontes literárias e científicas de Voltaire neste campo específico de estudo, delimitando-se igualmente as suas sugestões para uma nova metodologia da escrita histórica apoiada na razão. A esse respeito, apresenta-se também a sua visão de progresso associada ao apogeu das artes em certas épocas. Prossegue-se com a análise dos fatores seculares de atraso e estagnação da humanidade identificados por Voltaire para se chegar, por fim, a uma discussão dos elementos por ele indicados como capazes de alçar a sociedade a uma etapa de progresso sem precedentes.
Palavras-chave: atraso, liberdade, razão, progresso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.