Prelúdio de um “pequeno exército”? A força policial paulista nos primeiros anos da República (1890 a 1895)
Resumo
Este artigo aborda a constituição e o desenvolvimento da força policial paulista nos primeiros anos republicanos. Num período de mudança de regime, turbulência política, convulsão institucional (Revolta da Armada e Revolução Federalista) e pressões sociais inéditas, a polícia de São Paulo jogou um papel importante, funcionando, ao mesmo tempo, como ponta de lança do Estado na administração do espaço público e como potencial instrumento para o novo governo que se estabelecia. Nesse interregno de cinco anos, as solicitações por policiamento variaram entre as demandas “tradicionais”, que envolviam as rotinas trazidas do período anterior, e uma outra, marcial, talvez única na história da instituição, que mobilizou grande parte do efetivo para a garantia da manutenção do governo federal contra o levante de Custódio de Mello, além da defesa das fronteiras do estado de São Paulo contra a ameaça federalista. Envolta num discurso que fomentava uma trajetória cada vez mais militarizada e enredada pelas novas dinâmicas do poder, a força policial paulista carreou para a nova organização, pessoal, práticas e interesses oriundos do regime decaído.
Palavras-chave: polícia, Revolta da Armada, Revolução Federalista, São Paulo, República.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.