Um pouco além do concebível: o Chile e a Argentina na memória de um exilado brasileiro
Resumo
O presente texto explora uma entrevista de história oral concedida pelo músico Raul Ellwanger, em 2011, visando analisar a forma como ele se refere ao período em que esteve exilado no Chile e na Argentina, entre 1970 e 1977. Ao tratar de vivências particulares, o artigo procura refletir sobre a experiência coletiva do exílio de militantes de esquerda durante a ditadura civil-militar brasileira. Apresenta a memória e a narrativa construídas a partir da situação de entrevista como estratégias de reencontro com o passado e de (re)construção do seu sentido.
Palavras-chave: exílio, esquerdas, Chile, Argentina, Ditadura civil-militar brasileira, Raul Ellwanger.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.