Transição ao socialismo e transição democrática: exilados brasileiros no Chile
Resumo
O artigo é resultado de uma pesquisa sobre um intelectual alemão que esteve trabalhando na América Latina e três intelectuais brasileiros que foram expulsos da Universidade de Brasília, perseguidos pela ditadura brasileira e exilados no Chile e no México. Em 1969, os quatro se reuniram no Chile e tiveram experiência acadêmica, de pesquisa e de militância política no país governado pela Unidade Popular. As lembranças desse período ficaram registradas em memoriais acadêmicos, escritos para o reingresso desses professores nas Universidades Brasileiras, após a anistia, ou em cartas e autobiografias. Esses documentos e a produção acadêmica desses intelectuais sobre o Chile são as fontes desse artigo.
Palavras-chave: exílio, Unidad Popular, Teoria da
Dependência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.