Resgatando memórias: a experiência dos(as) historiadores(as) na preservação de processos judiciais no Rio Grande do Sul

Autores

  • Marluza Marques Harres Professora titular - Programa de Pós-Graduação em História - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Marcelo Vianna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório Programa de Pós-Graduação em História - Universidade do Vale do Rio dos Sinos Coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Acervos, Memória e Patrimônio - ANPUH/RS.
  • Cristiano Enrique de Brum Membro do ICOMOS. Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Ivoti (2019-2020). Coordenador do GT (Grupo de Trabalho) História e Saúde da Anpuh-RS.
  • Luciana da Costa de Oliveira Mestre e Doutora em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutoranda em História pela UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2021.251.15

Resumo

A atuação dos historiadores na Comissão Interdisciplinar de Preservação de Processos Judiciais Aptos a Descarte (COMINTER) tem sido conhecer e preservar o acervo de processos judiciais sob a guarda do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Apresentamos aqui um breve relato de experiência a partir da nossa atividade de preservação junto ao acervo do Judiciário. De 2011 até o final de 2018 foram analisados processos cíveis e criminais nos quais os historiadores identificam possibilidades de pesquisa histórica a fim de justificar sua preservação entre as diferentes tipologias de processos analisados (como falências, cobrança de impostos, dívidas bancárias, guarda familiar, etc.), definindo-se critérios de descarte ou de guarda. Com o intuito de apresentar parte do acervo, selecionaram-se, para o presente relato, processos analisados pelos membros da COMINTER, apontando o potencial da documentação do Tribunal de Justiça e os possíveis interesses de pesquisa nos diferentes campos da história a partir de estudos de caso.

Biografia do Autor

Marluza Marques Harres, Professora titular - Programa de Pós-Graduação em História - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Mestre e doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Programa de Pós-Graduação em História - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Marcelo Vianna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório Programa de Pós-Graduação em História - Universidade do Vale do Rio dos Sinos Coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Acervos, Memória e Patrimônio - ANPUH/RS.

Mestre e Doutor em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Diretor de Pesquisa substituto - IFRS Campus Osório

Cristiano Enrique de Brum, Membro do ICOMOS. Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Ivoti (2019-2020). Coordenador do GT (Grupo de Trabalho) História e Saúde da Anpuh-RS.

Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Downloads

Publicado

2021-01-04

Edição

Seção

Acervos e Fontes