A construção do Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro do desenvolvimento capitalista internacional (1940-81)

Autores

  • João Márcio Mendes Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2021.251.07

Resumo

Com mais de 75 anos de história, o Banco Mundial tem evidenciado notável capacidade de crescer de maneira incremental, adaptando-se às mudanças da economia política internacional. Este artigo analisa a construção do Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro do desenvolvimento capitalista internacional, discutindo as formas pelas quais se deu essa construção, que meios principais foram utilizados, que contradições ele enfrentou e a quais pressões e interesses respondeu. A despeito da fachada técnica, o Banco sempre atuou, ainda que de diferentes formas, na interface dos campos político, econômico e intelectual, em função da sua condição singular de emprestador, formulador de políticas e indutor de ideias e prescrições sobre o que fazer em matéria de desenvolvimento capitalista. Nessa trajetória sinuosa, mas ascendente, o Banco assumiu um lugar central entre as demais agências de desenvolvimento nascidas após a Segunda Guerra Mundial. O texto se baseia em documentação primária e vasta bibliografia. O argumento central é o de que o Banco Mundial somente se consolida como agência de desenvolvimento com a gestão de McNamara (1968-81).

 

Biografia do Autor

João Márcio Mendes Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em História pela UFF, professor associado de História da América Contemporânea da UFRRJ, professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe da UNESP. Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 2) e bolsista Jovem Cientista da FAPERJ.

Esta pesquisa decorre de estágio pós-doutoral na UFMG (com bolsa sênior do CNPq) em 2018-1 e na Universidade Complutense de Madrid (com bolsa de professor visitante no exterior da CAPES) em 2018-2.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Edição

Seção

Artigos