A masculinidade de Otaviano sob ataque: relações de poder e potencialidade para liderança de Roma, no século I AEC
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2021.251.01Resumo
No que tange à Antiguidade, verificamos que os discursos dos escritores latinos e gregos, geralmente, representavam os feitos do princeps Augusto, em Roma, como um exemplum de “uir bonus” (bom cidadão). Entretanto, devido à diversidade textual sobre Otávio Augusto, tivemos de estabelecer uma seleção documental. Sendo assim, elencamos Marco Túlio Cícero e Veleio Patérculo para problematizar as evidências que expressam os ataques, as tensões e as defesas na cultura literária sobre a masculinidade do jovem Augusto, complementando-as com os escritos posteriores de Suetônio. Desse modo, analisaremos a ênfase discursiva sobre a sexualidade e a moralidade como elementos intrínsecos às relações de poder e a potencialidade para o governo de Roma, no século I AEC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.