História do Consumo: Caminhos de pesquisa em tempos de crise
Resumo
Este informe de pesquisa pretende analisar a relação entre consumo e vivências políticas. Destaca-se que as primeiras pesquisas sobre este tema surgiram das próprias questões de como as pessoas agiam nos mundos públicos e quais leituras esses cidadãos faziam dos equipamentos de Estado. Essas investigações superaram a ideia de que houve uma substituição das experiências baseadas em construções coletivas (com renhidas constituições de aparelhos democráticos) por acesso às mercadorias. O jogo foi muito mais complicado. As leis, o incentivo ao crédito, a propaganda, e a própria forma de organização dos partidos políticos gestaram sociabilidades, dando novos sentidos às práticas republicanas, desde a segunda metade do século XX. Diante desta grande problemática, este texto se concentrará em três aspectos: o debate sobre a “República de Consumidores”, as apreensões deste conceito no Brasil e os caminhos de investigação que se abrem a partir da perspectiva brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.