Vetranião salvator rei publicae
Resumo
O artigo lida com o efêmero reinado do imperador romano Vetranião (março a dezembro de 350), problematizando as formas de representação a respeito do soberano conforme se observam nas amoedações produzidas em seu nome nos ateliês de Siscia e Tessalônica. Nestes termos, foram selecionados dois tipos monetários distintos (cujos reversos continham as legendas SALVATOR REI PVBLICAE e GAVDIVM REI PVBLICAE, respectivamente), os quais evidenciam, a meu ver, um discurso que aproxima o “usurpador” Vetranião da ideia da basileia helenístico-cristã que, por seu turno, se materializava naquele período por meio de uma série de práticas e símbolos associados ao imperador “legítimo” de então, isto é, Constâncio II.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.