O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica
Resumo
O presente artigo objetiva esboçar um panorama estrutural acerca do ensino de História no Brasil. Nesse sentido, o recorte cronológico engloba o período de 1837 – data da introdução do ensino de História na escola secundária mediante a criação do Colégio D. Pedro II – até os primeiros anos do século XXI – auge da instituição do programa político neoliberal no ensino de História. O mote geral do texto consiste em contextualizar a prática de ensino de História no Brasil. Portanto, tal prática será correlacionada com os diversos contextos sociais que perpassam o recorte cronológico abordado e com as abordagens historiográficas cujas influências podem ser observadas na orientação das políticas educacionais concernentes ao ensino de História no Brasil. Em conclusão, o texto defende a existência de uma razoável sincronia entre as tendências historiográficas e a prática de ensino de História em função da mediação dos contextos sociais nos quais ambas as esferas estão inseridas.
Palavras-chave: prática de ensino de História, contexto social, abordagem historiográfi
ca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.