O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica

Autores

  • Carlos Leonardo Kelmer Mathias Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo objetiva esboçar um panorama estrutural acerca do ensino de História no Brasil.  Nesse sentido, o recorte cronológico engloba o período de 1837 – data da introdução do ensino de História na escola secundária mediante a criação do Colégio D. Pedro II – até os primeiros anos do século XXI – auge da instituição do programa político neoliberal no ensino de História. O mote  geral do texto consiste em contextualizar a prática de ensino de História no Brasil. Portanto, tal prática  será correlacionada com os diversos contextos  sociais que perpassam o recorte cronológico abordado e com as abordagens historiográficas cujas influências podem ser observadas na orientação das políticas educacionais concernentes ao ensino de História no Brasil. Em conclusão, o texto defende a existência de uma razoável sincronia entre as tendências historiográficas e a prática de ensino de História em função da mediação dos contextos sociais nos quais ambas as esferas estão inseridas.


Palavras-chave: prática de ensino de História, contexto social, abordagem historiográfi
ca.

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Publicado

2011-05-04

Edição

Seção

Artigos