O papel dos jesuítas na Ilustração brasileira
Resumo
De uma maneira geral, quando se pensa na Ilustração brasileira, os primeiros autores que nos ocorrem são os árcades mineiros. Este texto introduz neste movimento literário os jesuítas, que na segunda metade do século XVII viviam o período mais conturbado de sua história. A intenção é mostrar que, apesar das diferenças, os dois grupos seriam dois ramos da Ilustração católica brasileira que compartilham o reconhecimento de uma individualidade, de uma singularidade brasileira. Os árcades são aqui representados por Basílio da Gama, um ex-jesuíta, e os inacianos pelo Pe. João Daniel.
Palavras-chave: ilustração católica, árcades, jesuítas no Brasil no século XVIII.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.