Mitos e fatos nas crônicas da conquista do Antigo Peru
Resumo
As crônicas são fontes históricas de difícil manejo, visto serem uma mescla de mitos e fatos vivenciados por seus autores. Partindo dessa premissa, neste trabalho analisamos algumas dessas fontes espanholas e indígenas sobre a conquista do povo inca e a descrição desse mundo e gente tão distinta. Entre os cronistas escolhidos, destacamos os relatos de José de Acosta sobre o Mundus Novus; os de Cieza de León e Garcilaso de la Vega sobre os mitos dos primeiros chefes incas; por fim, Francisco de Xerez, Juan de Betanzos, entre outros, sobre o evento do aprisionamento e assassinato de Atahualpa, que resultou na conquista do “Tahuantinsuyu” pelos espanhóis.
Palavras-chave: mitos, fatos, crônicas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.