A importância da cultura material e da Arqueologia na construção da História
Resumo
Este trabalho discute a importância da cultura material como documento de construção da História. Inicialmente, destacamos algumas limitações do documento escrito em relação aos aspectos materiais da cultura. A seguir, apresentamos a importância desses vestígios materiais frente aos documentos escritos e da Arqueologia como locus da construção desse tipo de informação. Finalmente, apontamos a cultura material como responsável por trazer para o primeiro plano de estudo as práticas rotineiras do cotidiano na sociedade, consideradas como formas de representação das práticas culturais na interação entre Arqueologia e História. Este texto se utiliza de suportes teóricos da História, Arqueologia, Semiótica e Ciência da Informação.
Palavras-chave: História, Arqueologia, cultura material, documento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.