Ações policiais de combate à Cannabis nas páginas do Diário de Pernambuco (1938-1981)
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2023.271.14Resumo
No Brasil, a proibição da Cannabis se consolidou em 1938, através do Decreto-Lei 891, e, desde então, essa planta é tema de debate em diferentes setores sociais. Apoiado nos conceitos de representação e de fonte histórica propostos pela Escola dos Annales, o artigo analisa as representações criadas pelo jornal Diário de Pernambuco em torno das ações policiais no combate à Cannabis entre 1938 e 1981. Através do método de clipagem, foram identificadas 2.926 notícias, das quais 636 traziam informações sobre a tentativa de erradicação dessa planta. O banco de dados formado pelas 636 notícias possibilitou a análise de aspectos sociais, políticos e econômicos, bem como o georreferenciamento das ações da polícia por meio da produção de um mapa. De modo geral, as análises dessas notícias sugerem que a destruição de plantios ilícitos e a apreensão de maconha pronta para o consumo eram uma das principais formas de combate utilizadas pelo Estado. Por fim, o artigo ainda identifica e discute quatro narrativas associadas às ações de combate: as grandes operações coordenadas, as pequenas batidas, as ações violentas e a política de orientação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.