Parochialization as a geopolitical phenomenon and biopolitical strategy in the process of the formation of the Republic in Brazil

Authors

  • Rogério Luiz De Souza Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento e Programa de Pós-Graduação em História,

Abstract

The article aims to understand the geopolitical process of the constitution ofthe Brazilian Republic starting from the technologies of pastoral, disciplinary and normalizingpower adopted by the Catholic Church. Methodologically referring to MichelFoucault’s studies on security, territory, population, it is assumed that it was necessaryto reactivate and redefine pastoral power as a technology of power and to assign to theCatholic Church the task of reorganizing the spatial distribution of the Brazilian territoryas a condition for the multiplication of the disciplinary devices in society and forthe normalizing control of the population and its bio-social prevention. The study analyzedecclesiastical documents, pastoral letters, annuals and statistical censuses, and itconcludes that, more than the creation of dioceses, the proliferation of parishes becamethe most effective geopolitical machinery of the early times of the Republic. The constitutionof these territories depended not only on the will of the ecclesiastical hierarchybut was part of the very dynamics of the Republic’s oligarchic political system, whichrequired extensive consultation with local and regional lay leaders.

Author Biography

Rogério Luiz De Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento e Programa de Pós-Graduação em História,

É Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professor Colaborador e Visitante do Programa de Doutorado em Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa (UAb). Atua como Pesquisador Internacional no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL/UL) e coordena o Laboratório de Religiosidade e Cultura (LARC/UFSC). Foi Pesquisador Visitante no Centre dEtudes Interdisciplinaires des Faits Religieux (CEIFR), Paris, França. Dirigiu a Associação Nacional de História - seção Santa Catarina (ANPUH/SC). Na UFSC, foi Pró-Reitor de Graduação, Presidente da comissão de criação do Campus da UFSC em Blumenau, Presidente da Câmara de Graduação, Vice-Diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Chefe de Departamento e Coordenador de Curso de Graduação. Participou da missão de avaliação dos Cursos de Ensino Superior das Universidades Públicas do Meio-Oeste dos Estados Unidos da América. Em parceria com a Aliança Francesa (AF), organizou o ciclo de conferências CaféPhilo: debate de ideias em torno dos pensadores franceses. Tem experiência de pesquisa, ensino e extensão nas áreas das Teorias da Religião, do Discurso e do Poder, da História da Economia Política e da Educação confessional, com ênfase nos estudos do Sistema de Crenças, das relações de imbricação ou de confronto entre os campos político, educacional, econômico e religioso, da ética econômica e social, da biopolítica, dos discursos e dos dispositivos de controle religioso dos corpos para o trabalho, o consumo e a reprodução da vida, dos espaços escolares confessionais e da normalização de sujeitos, da governamentalidade pela via religiosa e do controle de populações, da economia humanista e do pensamento ético-religioso, da militância e da formação religiosa da intelectualidade contemporânea, das sociabilidades católicas e da cultura política brasileira, da diversidade religiosa e das virtualidades heréticas, da emancipação de sujeitos religiosos criminalizados e subjugados e dos movimentos sociais e dos partidos políticos na interface com a religião e as práticas religiosas.

Published

2020-01-31