The vitality of history in a time at boiling point.

Authors

  • Claudia Cristina da Silva Fontineles Universidade Federal do Piauí (UFPI). Programa de Pós-graduação em História. Programa de Pós-graduação em Ciência Política. Departamento de História. Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro Ininga. 64.049-550 Teresina, Piauí.

Abstract

A presente resenha visa analisar o livro Historiadores pela Democracia - o golpe de 2016: a força do passado, livro organizado pelas historiadoras Hebe Mattos, Tânia Bessone e Beatriz G. Mamigonian, composto por uma entrevista e por 42 textos, distribuídos em quatro partes: I. Antecedentes; II. A crônica do golpe no olhar do historiador; III. Historiadores pela democracia; IV. O Golpe de 2016: primeiras interpretações. O conjunto de textos que integra cada parte é antecedido de um cronograma dos eventos que marcaram o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o papel dos historiadores na história recente do Brasil, analisando as interpretações formuladas entre membros do nosso ofício acerca do impeachment e seus significados para nossa história.

Author Biography

Claudia Cristina da Silva Fontineles, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Programa de Pós-graduação em História. Programa de Pós-graduação em Ciência Política. Departamento de História. Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro Ininga. 64.049-550 Teresina, Piauí.

Universidade Federal do Piauí (UFPI).Programa de Pós-graduação em História.Programa de Pós-graduaçãoem Ciência Política. Departamento deHistória. Campus Ministro PetrônioPortella. Bairro Ininga. 64.049-550Teresina, Piauí.

Published

2019-07-09

Issue

Section

Book reviews