As representações sobre educadores católicos e leigos na Revista Vozes durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2022.262.11Abstract
O objetivo do presente artigo é analisar e compreender as representações sobre
os educadores católicos e leigos nas páginas da Revista Vozes, criada em 1907 pela Ordem
dos Frades Menores (franciscanos), evidenciando relações de contexto do período que
compreende a Ditadura Civil-Militar brasileira. A base metodológica concentra-se na
análise documental histórica, utilizando como fonte os artigos publicados na Revista
Vozes nas décadas de 1960 a 1980. O conceito de representação compõe o repertório de
apoio teórico que sustenta a discussão realizada neste estudo, fundamentado na perspectiva de Roger Chartier (1991, 1998, 2009, 2011). Por meio dos artigos analisados é
possível perceber que, entre as representações construídas ao longo dos anos, está a ideia
de que o ensino católico foi julgado pelas elites como de excelente quali
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal História Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.