A capitania da Fortaleza de Santo Antônio do Gurupá e o Regimento do capitão-mor André Pinheiro de Lacerda (1683)
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2021.252.16Abstract
O texto a seguir apresenta a transcrição do Regimento dado em 1683 a André Pinheiro de Lacerda, capitão-mor da Fortaleza de Santo Antônio do Gurupá, pelo governador e capitão-general Francisco de Sá de Meneses. Trata-se de uma cópia manuscrita, em bom estado de conservação, encontrada na Biblioteca da Ajuda, em Lisboa, cuja versão original é desconhecida, assim como qualquer publicação anterior. Sem a intenção de esgotar as possibilidades de análise da fonte, a apresentação aborda brevemente assuntos considerados relevantes: a capitania da Fortaleza do Gurupá; a sua posição estratégica; a escolha de André Pinheiro de Lacerda para capitão e os termos do seu Regimento; e aspectos que tornavam o posto interessante. Pretende-se que a transcrição do documento e os apontamentos introdutórios contribuam para a renovação da historiografia da administração colonial no Estado do Maranhão e Grão-Pará.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal História Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.