D.F. Rocco, um construtor em Porto Alegre, Brasil: sobre casas urbanas, imigrantes italianos e difusão da arquitetura

Autores

  • Renato Gilberto Gama Menegotto Arquiteto e Professor Pesquisador, trabalhou na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) de 1982 a 2017.

Resumo

As residências urbanas do tipo de dois pavimentos, implantadas em terreno de testada estreita e produzidas nos anos 1920 em Porto Alegre, Brasil, pelo construtor de sobrenome italiano D.F. Rocco, evidenciam semelhanças com a arquitetura realizada no início do século XX por arquitetos oriundos da Itália na cidade de Buenos Aires, Argentina. Utilizando-se de fontes primárias e secundárias, o trabalho procura estimular o aprofundamento de estudos sobre o tema. A partir de método comparativo aplicado a situações históricas afins, abre-se a possibilidade para o fenômeno da circulação de ideias. A mobilidade de personagens e a proximidade entre cidades de países distintos, destinos da emigração desde a Itália, podem ser vistas como fatores de difusão de manifestações arquitetônicas. Em simultâneo, pretende-se, com a apresentação de obras de pequeno porte de D.F. Rocco, reconhecer o valor da contribuição de arquiteturas conformadoras do pano de fundo da paisagem urbana, que, em sentido ampliado e de algum modo, fazem parte da história de Porto Alegre e/ou de seu patrimônio edificado.

Palavras-chave: D.F. Rocco, história de Porto Alegre. arquitetura de italianos.

Biografia do Autor

Renato Gilberto Gama Menegotto, Arquiteto e Professor Pesquisador, trabalhou na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) de 1982 a 2017.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (1985), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1975), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2001) e Doutorado pela mesma instituição - PUCRS (2011) na área de concentração História das Sociedades Ibéricas e Americanas. Professor da Escola Politécnica da PUCRS, de 1982 a 1997. Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, de 1997 a 2017. Integrante do Núcleo Docente Estruturante da FAU/PUCRS, fez parte, também, da Direção da Unidade Universitária e da Comissão Científica, assim como dos comitês de elaboração do Projeto Pedagógico da FAU/PUCRS (1996) e de suas posteriores atualizações curriculares (2006 e 2011). Atualmente desenvolve pesquisas sobre a presença da arquitetura italiana em Porto Alegre no final do século XIX e nas primeiras décadas do XX e, igualmente, sobre o tema da habitação social, considerando a fase inicial da arquitetura moderna no Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-30