Antes do American way of life: experiências com o baseball no Rio de Janeiro e São Paulo da transição dos séculos XIX e XX
Resumo
No Brasil da transição dos séculos XIX e XX, quando aumentou a presença de norte-americanos e se fortaleceu o relacionamento com os Estados Unidos, foram organizados jogos de beisebol em algumas cidades nas quais o campo esportivo estava em processo de consolidação, articulado com os movimentos de adesão ao ideário e imaginário da modernidade. Nesse cenário, como teria sido representada tal prática? Podem-se considerar essas partidas como antecedentes da influência cultural estadunidense que se tornaria mais notável a partir dos anos 1930? Tendo em conta tais questões, este estudo teve por objetivo investigar as experiências com o beisebol promovidas no Rio de Janeiro e São Paulo do período. Como fontes foram utilizados revistas e jornais publicados nas duas capitais. Foi possível perceber as peculiaridades do processo de trânsito cultural, como certos sentidos conferidos à modalidade foram distintos dos concebidos no seu país de origem.
Palavras-chave: influência norte-americana, história do esporte, beisebol.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.