Como reconstruir o passado? Ernst Kantorowicz e a escrita da história como literatura nacional
Resumo
Em 1927, Ernst Kantorowicz, membro oficial do Círculo de Stefan George, publicou sua biografia, Kaiser Friedrich der Zweite [Imperador Frederico II]. Sua obra deu início a um amplo debate entre o medievalista Albert Brackmann e o próprio autor da biografia. De maneira geral, as discussões entre Kantorowicz e Brackmann trouxeram para reflexão importantes questões acerca dos fundamentos teóricos-metodológicos que tangem o trabalho do historiador. Nesse sentido, este artigo centra-se em apresentar esse debate e analisar as principais questões apontadas por ambos. Busca-se, assim, entender a importância do debate na cena intelectual do período, destacando a proposta historiográfica do Círculo de Stefan George.
Palavras-chave: Círculo de Stefan George, historiografia alemã, interpretação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.