Sobre indigenismo e autoria indígena no Brasil: novas epistemologias na contemporaneidade

Autores

  • Cristiane de Assis Portela Universidade de Brasília- UnB Centro Universitário de Brasília- UniCEUB Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEDF
  • Mônica Celeida Rabelo Nogueira Universidade de Brasília

Resumo

O indigenismo constitui-se como discurso intelectual, imaginário popular e prática indigenista em diversos países americanos. Atentas a uma compreensão dos elementos simbólicos que constituem este campo, propomos uma análise do indigenismo a partir de narrativas de autoria indígena que entendemos que sinalizam novas epistemologias. Para tanto, analisamos trabalhos produzidos a partir da inserção destes sujeitos coletivos nas universidades. O artigo aqui apresentado foi produzido por meio da interlocução entre uma historiadora e uma antropóloga, rememorando a experiência compartilhada pelas autoras na orientação de trabalhos produzidos por estudantes indígenas em um curso de mestrado direcionado para indígenas, na Universidade de Brasília. Assim, pensamos as possibilidades de compreender o indigenismo a partir de uma noção de autoria indígena que sinalize novas epistemologias na contemporaneidade. Consideramos que a produção acadêmica de pesquisadores indígenas ainda não foi devidamente visibilizada ou analisada em suas particularidades; assim, procuramos explorar aspectos que reiteram a pertinência de reconhecer a autoria indígena como parte da ação política desses sujeitos no campo do indigenismo.

Palavras-chave: indigenismo, autoria indígena, novas epistemologias.

Biografia do Autor

Cristiane de Assis Portela, Universidade de Brasília- UnB Centro Universitário de Brasília- UniCEUB Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEDF

Graduada em História pela UEG (2003), Mestre em História pela UFG (2006) e Doutora em História pela UnB (2011). Docente e Pesquisadora no Curso de História do UniCEUB desde 2010,  e do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais- MESPT  (Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB) desde 2011. Professora de História na Secretaria de Educação do DF desde 2005.

Mônica Celeida Rabelo Nogueira, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER), da Faculdade UnB Planaltina (FUP), e coordena o Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT), do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS).

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Dossiê: História e etnologia: diálogos interdisciplinares