Presença na ausência: cartas na imigração e cartas de chamada

Authors

  • Maria Izilda Santos Matos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo CNPq
  • Oswaldo Mario Serra Truzzi Universidade Federal de São Carlos CNPq

Abstract

Cartas de imigrantes constituem uma fonte privilegiada para se apreender não apenas as circunstâncias e desafios envolvendo a experiência migratória, mas, sobretudo, a mentalidade dos agentes históricos nela envolvidos. O presente artigo procura em primeiro lugar ressaltar a relevância do tema; em seguida, discorre sobre a expansão dos estudos sobre os escritos dos e/imigrantes, para concluir ilustrando os anseios e hesitações envolvendo a reunificação familiar, bem como o controle e a autoridade exercidos a distância por meio de um tipo particular de correspondência – as cartas de chamada – escrita por imigrantes portugueses em São Paulo no início do século XX.

Palavras-chave: cartas de chamada, imigração portuguesa, cultura escrita popular, relações de gênero, relações familiares.

Author Biographies

Maria Izilda Santos Matos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo CNPq

Profa. titular da PUC-SP, ondfe atua no Programa de Pós-Graduação em História. Doutora em História (USP), com pós doutoramento na Université Lumière Lyon 2. Dedica-se às áreas de História Cultural, nos temas de educação, música, gênero, história das mulheres, cidades e educação. Autora, entre inúmeras obras, de Melodia e Sintonia: o masculino, o feminino e suas relações em Lupicínio Rodrigues, Cotidiano e Cultura: história, cidade e trabalho, Por uma história das mulheres e História e deslocamentos: os portugueses. É filiada à ANPUH.

Oswaldo Mario Serra Truzzi, Universidade Federal de São Carlos CNPq

Professor titular da UFSCar, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e dirige a editora universitária. Doutor em Ciências Sociais (Unicamp), com pós-doutoramentos na área de História (Universidade de Chicago). Dedica-se à área de História Social das Migrações e Sociologia das Migrações. Autor, entre inúmeras obras, de Patrícios - Sírios e Libaneses em São Paulo e Atlas da Imigração Internacional em São Paulo (este em co-autoria). Coordenou, entre 2006 e 2009, o GT Migrações Internacionais da ANPOCS. É filiado à ANPUH e à SSHA (Social Science History Association). Integra a Red de Estudios Migratorios Transtlánticos, com sede no CSIC, em Madri.

Published

2015-09-29