A Cervejaria Brahma e os investimentos alemães no Brasil durante as duas Guerras Mundiais

Autores

  • Teresa Cristina Novaes Marques Universidade de Brasília, Departamento de História

Resumo

O artigo explora a sustentação política da empresa Brahma nos contextos das duas guerras mundiais do século 20. A partir do caso da Cervejaria Brahma, discutem-se os bastidores dos embates da diplomacia do período das guerras e o tratamento político dispensado a empresas de nações inimigas em 1917 e em 1942. Traça uma comparação entre as políticas do Estado brasileiro destinadas a empresas ligadas a interesses estrangeiros no Brasil nos dois conflitos mundiais, além de oferecer sugestões para novas linhas de investigação sobre o tema.

Palavras-chave: Cervejaria Brahma, diplomacia comercial Brasil-EUA-Eixo, Guerras Mundiais.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Novaes Marques, Universidade de Brasília, Departamento de História

É doutora em História Social pela Universidade de Brasília, 2003. É professora do Departamento de História da UNB, onde desenvolve pesquisas sobre história econômica e história de gênero.

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Publicado

2015-05-26

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Seção

Artigos