A Cervejaria Brahma e os investimentos alemães no Brasil durante as duas Guerras Mundiais
Resumo
O artigo explora a sustentação política da empresa Brahma nos contextos das duas guerras mundiais do século 20. A partir do caso da Cervejaria Brahma, discutem-se os bastidores dos embates da diplomacia do período das guerras e o tratamento político dispensado a empresas de nações inimigas em 1917 e em 1942. Traça uma comparação entre as políticas do Estado brasileiro destinadas a empresas ligadas a interesses estrangeiros no Brasil nos dois conflitos mundiais, além de oferecer sugestões para novas linhas de investigação sobre o tema.
Palavras-chave: Cervejaria Brahma, diplomacia comercial Brasil-EUA-Eixo, Guerras Mundiais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.