Redes transnacionais católicas e os padres Fidei Donum no Maranhão (1960-1980)

Autores

  • Wheriston Silva Neris Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus III/Bacabal.
  • Ernesto Seidl Departamento de Sociologia e Ciência Política, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

O artigo aborda o fenômeno das redefinições do exercício das funções sacerdotais no Brasil pelo ângulo das reconfigurações do espaço católico em nível mundial a partir dos anos 1960. Com base no exame das modalidades de circulação internacional de clérigos missionários, analisam-se as reconfigurações das malhas transnacionais católicas, com destaque à promoção de novas formas de intercâmbio de ideias, práticas e trocas culturais entre Norte e Sul. Por fim, distinguem-se duas configurações institucionais e missionárias nas quais se deu o ingresso e engajamento daqueles religiosos estrangeiros no Maranhão.

Palavras-chave: Igreja Católica, padres missionários, politização, Maranhão.

Biografia do Autor

Wheriston Silva Neris, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus III/Bacabal.

Doutor em Sociologia pelo Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - Universidade Federal de Sergipe (NPPCS/UFS) tem mestrado em Ciências Sociais - PPGCSO/UFMA e possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2007). É professor de Sociologia do Campus III – UFMA/Bacabal e pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos sobre o Poder e a Política - LEP/UFS e ao Grupo de Pesquisa História e Religião - GPHR/UFMA. Seus estudos se concentram nos domínios da Sociologia Histórica do Catolicismo, das formas de Construção Social do Político e da Sociologia Política das Instituições.

Ernesto Seidl, Departamento de Sociologia e Ciência Política, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de Doutoramento pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. É professor Associado do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Atua na área de Sociologia Política, com ênfase em estudos sobre Elites e Grupos Dirigentes e Processos de Politização.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos