Redes transnacionais católicas e os padres Fidei Donum no Maranhão (1960-1980)
Resumo
O artigo aborda o fenômeno das redefinições do exercício das funções sacerdotais no Brasil pelo ângulo das reconfigurações do espaço católico em nível mundial a partir dos anos 1960. Com base no exame das modalidades de circulação internacional de clérigos missionários, analisam-se as reconfigurações das malhas transnacionais católicas, com destaque à promoção de novas formas de intercâmbio de ideias, práticas e trocas culturais entre Norte e Sul. Por fim, distinguem-se duas configurações institucionais e missionárias nas quais se deu o ingresso e engajamento daqueles religiosos estrangeiros no Maranhão.
Palavras-chave: Igreja Católica, padres missionários, politização, Maranhão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.