Tradição e modernidade: as touradas na Porto Alegre do século XIX

Autores

  • Cleber Eduardo Karls Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Victor Andrade Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir a experiência das touradas organizadas na Porto Alegre do século XIX, tendo em conta perceber sua relação com a circulação de ideias de modernidade em curso naquele momento. Para alcance desse intuito, foram utilizados, como fontes, periódicos publicados na cidade entre os anos de 1875 e 1900, especialmente A Reforma, A Federação, a Gazeta da Tarde e o Correio do Povo. Esperamos lançar um olhar sobre a capital gaúcha naquela transição de centúrias, inclusive no que tange às peculiaridades do trânsito e à apreensão de discursos modernos.

Palavras-chave: Porto Alegre, touradas, modernidade.

Biografia do Autor

Cleber Eduardo Karls, Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Estudos Sociais - Licenciatura pela em História, pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2004) e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008)

Victor Andrade Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer. Possui estudos de pós-doutorado em História Social e Teoria Crítica da Cultura.

Downloads

Publicado

2013-11-04

Edição

Seção

Artigos