Caboclos
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir os diferentes significados comuns à palavra “caboclos”. Inicialmente, no período colonial, era utilizada para nominar as populações indígenas brasileiras; também já foi usada, a partir de critérios raciais, para distinguir o resultado do cruzamento entre indígenas e brancos. Contudo, para o caso dos estados que formam a região sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, essa palavra, historicamente, vem sendo aplicada para identificar uma população formada por camponeses pobres e que guarda particularidades sociais e culturais próprias. Assim, refletir sobre essa questão e mostrar a importância histórica, social e política de conhecer essas diferentes definições estão entre os principais problemas abordados ao longo do artigo.
Palavras-chave: caboclos, representação, história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.