Os anabatistas além do reducionismo historiográfico
Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar que os anabatistas não podem ser reduzidos à explicação historiográfica de que eram camponeses marginalizados. Ao se analisar as fontes, percebe-se que era uma seita urbana, inclusive com participação de membros da elite. No primeiro momento, analisou-se a historiografia sobre os anabatistas, amplamente difundida no Brasil. Na segunda parte, demonstra-se, através da análise de algumas fontes, as origens sociais dos anabatistas. Conclui-se com a correção da historiografia e encaminhamento de uma revisão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.