O Panteón Nacional de los Heroes e a construção do mito de Solano López
Resumo
A formação da memória bem como da identidade nacional perpassa pelaconstrução de símbolos e mitologias nacionais que agregam valor a um bem ou a umevento. Com os heróis a história é muito parecida: são criados como o exemplo daquiloque deve ser considerado como qualidades importantes de uma pessoa integrante daquelanação. A Guerra da Tríplice Aliança produziu esses imaginários de todos os ladosdo conflito, obviamente, com diferenças de graus em cada país envolvido. Este trabalhovisa examinar uma dessas construções, o resgate dos restos mortais de Solano López e aconstrução do Panteón Nacional de los Héroes em Assunção e, a partir disso, sua elevação à categoria de herói nacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.