A vitalidade da história em um tempo em ebulição
Resumo
A presente resenha visa analisar o livro Historiadores pela Democracia - o golpe de 2016: a força do passado, livro organizado pelas historiadoras Hebe Mattos, Tânia Bessone e Beatriz G. Mamigonian, composto por uma entrevista e por 42 textos, distribuídos em quatro partes: I. Antecedentes; II. A crônica do golpe no olhar do historiador; III. Historiadores pela democracia; IV. O Golpe de 2016: primeiras interpretações. O conjunto de textos que integra cada parte é antecedido de um cronograma dos eventos que marcaram o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o papel dos historiadores na história recente do Brasil, analisando as interpretações formuladas entre membros do nosso ofício acerca do impeachment e seus significados para nossa história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.