A teoria do dessecamento e suas consequências em São Paulo por José Nunes Belfort de Mattos e Hermann von Ihering.
Resumo
O artigo tenta recuperar parte dos estudos do meteorologista José Nunes Belfort de Mattos e do diretor do Museu Paulista, o médico e ornitólogo, Hermann von Ihering. A análise desses textos se enquadra na esteira do pensamento econômico, social e ambiental das últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX. Analisar o discurso produzido mostra-se importante para o entendimento da relação sociedade e natureza naquele período e que são fundamentais para a maior compreensão das atividades desenvolvidas, conexões estabelecidas e os significados embutidos naquela relação presentes na economia cafeeira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.