A comemoração do centenário da independência no México: o Paseo de la Reforma como palco para a pacificação do passado em 1910
Resumo
O texto mostra o projeto porfirista que moldou as comemorações do primeiro centenário da independência mexicana, analisando a construção de monumentos e a realização de um desfile cívico na avenida Paseo de la Reforma. Esse projeto, de pacificação do passado, intencionava mostrar um México de sólidas tradições mestiças (entre espanhóis e astecas), embranquecido, rico e pujante. As relações entre cultura material, memória e esse projeto de mestiçagem confluem na conclusão do texto.
Palavras-chave: comemoração, Porfi riato, memória, cultura material, mestiçagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.