Três conceitos de história atlântica
Resumo
O presente artigo faz parte de uma coletânea que selecionou temas-chave da história atlântica britânica e seu desenvolvimento ao longo de três séculos. O artigo de David Armitage busca definir os traços gerais do que é a história atlântica como campo de conhecimento histórico, seus possíveis recortes temporais e o surgimento e desenvolvimento dos trabalhos que usam a história atlântica como approach. Armitage vai mais além e propõe três conceitos espacial e temporalmente diferenciados: a história cis-atlântica, a história circum-atlântica e a história trans-atlântica. Trata-se, deste modo, de um trabalho fundamental para a divulgação da história atlântica como campo de conhecimento particularmente útil para o estudo da história americana colonial, uma vez que permite ao investigador perceber de maneira mais abrangente a fluidez e os movimentos de pessoas, mercadorias e ideias no período moderno.
Palavras-chave: história atlântica, história colonial, campo de estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.