De imigrante a empresário: formação e atuação da empresa de navegação fluvial de Nicolás Mihanovich (1875-1919)
Resumo
O objetivo deste trabalho é reconstituir a trajetória e atuação da importante empresa de navegação fluvial do imigrante/empresário Nicolás Mihanovich, nos rios da bacia do rio da Prata. O período abordado é final do século XIX e inícios do XX, quando as atividades econômicas da Argentina, em geral, e do interior platino, em particular, alcançavam um importante desenvolvimento econômico e comercial em função do crescimento da agricultura, das atividades extrativas, da criação de gado, das indústrias que se instalavam na região e do desenvolvimento do transporte fluvial. Tudo isto dentro de um contexto caracterizado pelo aumento da população imigrante e sua inserção nas atividades econômicas da Argentina. Neste sentido, a figura deste imigrante/empresário adquire um perfil específico que merece ser estudado tanto em função da experiência pré-migratória quanto em sua capacidade de adaptação e de enfrentamento das adversidades em ambiente desconhecido.
Palavras-chave: navegação fluvial, bacia do Prata, empresa fluvial, história empresarial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.