Formação de professores de História: experiências, olhares e possibilidades
Resumo
Este artigo pretende divulgar resultados de uma pesquisa cujo objeto foi o processo de formação do professor em cursos de Graduação em História, nos anos 1980 e 1990, e as relações entre a formação inicial e as práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio, em três cursos superiores de História de universidades localizadas no Estado de Minas Gerais, Brasil. Para desenvolver o estudo, dialogamos com professores formadores e professores formados nas instituições escolhidas. Trata-se de uma reflexão sobre o papel da universidade na formação inicial e sua articulação com a prática docente, visando à produção de conhecimentos sobre as relações entre formação, saberes e práticas docentes, de modo especial sobre as diversas mudanças ocorridas no processo de formação e na atuação do professor de História.
Palavras-chave: formação de professores, práticas pedagógicas, ensino de História.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.