Formação de professores de História: experiências, olhares e possibilidades

Autores

  • Ilka Miglio de Mesquita
  • Selva Guimarães Fonseca

Resumo

Este artigo pretende divulgar resultados de uma pesquisa cujo objeto foi o processo de formação do professor em cursos de Graduação em História, nos anos 1980 e 1990, e as relações entre a formação inicial e as práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio, em três cursos superiores de História de universidades localizadas no Estado de Minas Gerais, Brasil. Para desenvolver o estudo, dialogamos com professores formadores e professores formados nas instituições escolhidas. Trata-se de uma reflexão sobre o papel da universidade na formação inicial e sua articulação com a prática docente, visando à produção de conhecimentos sobre as relações entre formação, saberes e práticas docentes, de modo especial sobre as diversas mudanças ocorridas no processo de formação e na atuação do professor de História.

Palavras-chave: formação de professores, práticas pedagógicas, ensino de História.

Downloads

Publicado

2021-06-10