Nacionalismo e ufanismo na Argentina e no Brasil dos anos 1920 e 1930 através da trajetória artística de Carlos Gardel e Carmen Miranda
Resumo
Neste trabalho, proponho uma análise da participação de Carlos Gardel e Carmen Miranda na construção e exaltação das identidades nacionais na Argentina e no Brasil focalizando o nacionalismo em suas músicas e filmes. Para tanto, apresento o referencial teórico utilizado para tal análise e relaciono a trajetória artística de ambos os artistas com o contexto histórico em que se tornaram ídolos nacionais, especialmente com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massas. Por fim, analiso representações que remetem ao nacionalismo em algumas das canções interpretadas pelos artistas.
Palavras-chave: Carlos Gardel, Carmen Miranda, representação, identidade nacional, Argentina, Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.