Civilização, barbárie e as representações espaciais da nação nas Américas no século XIX
Resumo
Partindo do argumento central de que a dicotomia civilização/barbárie pode ser considerada um dos eixos centrais da representação da nação nas Américas, no século XIX, este artigo analisa como o conceito de nação foi elaborado e concretizado nos textos e ações de alguns intelectuais latino-americanos, enfatizando o papel e a importância que eles atribuíam à natureza na constituição das características particulares e nacionais de um território, de um povo e de sua história. Nesse sentido, analiso como, na elaboração de seus projetos de nação, as idéias de civilização e barbárie adquirem novos e diversos significados relacionados à natureza e aparecem recorrentemente expressas em representações espaciais dicotômicas, como pampa/cidade, sertão/litoral. Essas imagens serão amplamente utilizadas como instrumentos de análise privilegiados no pensamento e nos discursos desses autores, tornando-se importante, por isso, investigar seus vários significados e desdobramentos.
Palavras-chave: civilização, barbárie, nação, sertão, pampa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.