A inserção dos pentecostais na política: uma ameaça à democracia?
Resumo
Neste artigo, realizamos um levantamento dos principais acontecimentos históricos ligados a algumas denominações do pentecostalismo e estabelecemos a relação desta Igreja com a política brasileira. Acreditamos que o fenômeno da inserção da esfera religiosa no campo político suscita aspectos de ordem teórica de grande relevância, entre os quais o que se expressa na pergunta: em que medida a relação entre os pentecostais e a política pode constituir-se numa ameaça à democracia? Para respondermos a esta questão, elaboramos uma reconstrução histórica do período em estudo, a partir da bibliografia especializada, bem como analisamos os Projetos de Lei (PL) propostos pelos deputados evangélicos da legislatura entre os anos de 1991 até 2007, no Rio Grande do Sul, utilizando-nos das técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.
Palavras-chave: pentecostalismo, instituições políticas, democracia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.