Artista do lápis: as ilustrações de Eduardo de Araújo Guerra no periódico Cabrion. Pelotas, 1879-1881
Resumo
A cidade de Pelotas, na Província do Rio Grande do Sul, foi um dos principais centros urbanos do Brasil no século XIX. O desenvolvimento econômico possibilitou uma atividade jornalística bem desenvolvida, integrada pelos jornais diários, ilustrados e literários, revistas e almanaques. Entre os destacados, o periódico Cabrion foi um dos principais expoentes. Na parte ilustrada desse jornal, atuou o caricaturista Eduardo de Araújo Guerra, que se tornou polêmico, na época, pela sátira de suas ilustrações. Um dos objetivos deste artigo é analisar a atuação do artista no periódico. O estudo pretende investigar as ilustrações destinadas a outros jornalistas, trabalho representativo das temáticas que nortearam a vasta produção desse desenhista.
Palavras-chave: imprensa ilustrada, humor, Pelotas, século XIX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.