Mocambos: natureza, cultura e memória
Resumo
No presente artigo, discutem-se as relações estabelecidas entre os mocambeiros do Baixo Amazonas e a natureza. Observam-se esses indivíduos no processo de fuga e de reprodução das sociedades quilombolas e mediante as vivências das comunidades descendentes dos mocambos que se constituíram nos rios e lagos daquela região ao longo do século XIX. Essas comunidades têm, nas práticas culturais, nas memórias e nas suas histórias, o sentido de pertença e de legitimidade da posse da terra.
Palavras-chave: quilombos, natureza, Amazônia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.