Formas e problemas da historiografia brasileira
Resumo
Em sintonia com tendências de estudos desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos, observam-se, no Brasil, uma ampliação e uma diversificação dos estudos e das reflexões sobre a trajetória e as características da produção dos historiadores. Lá, bem como aqui, as reflexões teóricas aceleram-se em descompasso com a prática científica. Nesse sentido, o presente artigo propõe uma análise de dois estudos abrangentes a respeito da história dos estudos históricos brasileiros, com o objetivo de identificar os parâmetros e as diretrizes a partir dos quais concretamente são elaboradas as investigações no campo da história da história. Propõe também uma reflexão sobre procedimentos com o objetivo de aperfeiçoá-los e adequá-los às especificidades das fontes centrais dos estudos de historiografia, ou seja, as próprias obras dos historiadores.
Palavras-chave: historiografia brasileira, metodologia, teoria da história.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.