Revista O Cruzeiro: um projeto civilizador através das fotorreportagens (1955-1957)
Resumo
O artigo se propõe analisar as representações sociais veiculadas nas fotorreportagens da revista O Cruzeiro, entre os anos de 1955-1957, como parte de um projeto pedagógico que visava, em última análise, a inserir o Brasil no mundo dito “civilizado”. Principal publicação do ramo na época a atingir todo o território nacional, O Cruzeiro teve um papel fundamental como mediadora das representações sociais do país. Estas estiveram pautadas pelas ideias do grupo que a revista representava, bem como pelo imaginário desenvolvimentista do período.
Palavras-chave: Brasil, imprensa, representação, fotorreportagem, revista O Cruzeiro, história, cultura.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.