Espaço urbano central elitista de Cachoeira do Sul (RS): a invasão dos outsiders nos anos 1930-1940
Resumo
O propósito deste artigo foi analisar a visão da elite local dos anos 1930-1945 sobre a intensificação da chegada dos outsiders, subalternos oriundos da zona agrícola, no espaço urbano central de Cachoeira do Sul (RS), visão essa materializada nas páginas da imprensa no período. O método empregado foi o da fragmentação e remontagem com base em notícias, crônicas, etc. da imprensa cachoeirense, em especial o Jornal do Povo. Em linhas gerais, conclui que a chegada dos subalternos na zona urbana modificou o cotidiano no território eminentemente elitista, refletido na diferenciação explícita na forma de narrar, valorativa para a elite e desvalorativa para os outsiders.
Palavras-chave: elite, outsiders, território, imprensa, urbano, cotidiano.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.