Notas acerca das contas da câmara: poder municipal, “bem comum” e propinas na câmara municipal de Vila Rica, 1721-1734
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir dois aspectos atinentes à câmara de Vila Rica. O primeiro deles diz respeito ao estudo das contas da câmara municipal de Vila Rica, entre os anos de 1721 e 1734. Desse modo, por meio do estudo pormenorizado da receita e despesa da câmara, procuraremos apontar a importância deste órgão frente à sociedade no trato dos assuntos ligados ao funcionamento da cidade, possibilitando visualizar a atuação do órgão na gestão municipal. Em um segundo momento, procuraremos relacionar o ganho proveniente do exercício de atividades frente ao órgão camarário por seus oficiais com a possibilidade de enriquecimento pelos mesmos.
Palavras-chave: Câmara de Vila Rica, receita e despesa, enriquecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.