Celso Furtado e a administração pública: uma leitura de suas primeiras publicações (1944-1948)
Resumo
O artigo procura avaliar a produção teórica de Celso Furtado sobre administração pública desenvolvida enquanto funcionário do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), entre 1944 e 1946. Tenta compreendê-la no quadro mais amplo da reforma administrativa executada pelo Estado Novo. Apontamos um conjunto de preocupações sobre o Estado, as formas possíveis de democracia e um exame das teorias da administração consideradas em seu desenvolvimento histórico e nas suas relações com os processos de ampliação e burocratização do Estado. Indicamos, no final, alguns elementos que podem ser incorporados em futuras reavaliações da obra e da trajetória de Celso Furtado.
Palavras-chave: Celso Furtado, teoria geral da administração, história das ideias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.