As representações sobre educadores católicos e leigos na Revista Vozes durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2022.262.11Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar e compreender as representações sobre
os educadores católicos e leigos nas páginas da Revista Vozes, criada em 1907 pela Ordem
dos Frades Menores (franciscanos), evidenciando relações de contexto do período que
compreende a Ditadura Civil-Militar brasileira. A base metodológica concentra-se na
análise documental histórica, utilizando como fonte os artigos publicados na Revista
Vozes nas décadas de 1960 a 1980. O conceito de representação compõe o repertório de
apoio teórico que sustenta a discussão realizada neste estudo, fundamentado na perspectiva de Roger Chartier (1991, 1998, 2009, 2011). Por meio dos artigos analisados é
possível perceber que, entre as representações construídas ao longo dos anos, está a ideia
de que o ensino católico foi julgado pelas elites como de excelente quali
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