As representações sobre educadores católicos e leigos na Revista Vozes durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)

Autores

  • Darciel Pasinato Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Jorge Luiz Cunha Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2022.262.11

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar e compreender as representações sobre
os educadores católicos e leigos nas páginas da Revista Vozes, criada em 1907 pela Ordem
dos Frades Menores (franciscanos), evidenciando relações de contexto do período que
compreende a Ditadura Civil-Militar brasileira. A base metodológica concentra-se na
análise documental histórica, utilizando como fonte os artigos publicados na Revista
Vozes nas décadas de 1960 a 1980. O conceito de representação compõe o repertório de
apoio teórico que sustenta a discussão realizada neste estudo, fundamentado na perspectiva de Roger Chartier (1991, 1998, 2009, 2011). Por meio dos artigos analisados é
possível perceber que, entre as representações construídas ao longo dos anos, está a ideia
de que o ensino católico foi julgado pelas elites como de excelente quali

Biografia do Autor

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Jorge Luiz Cunha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorado em História Medieval, Moderna e Contemporânea pela Universität de Hamburg (UH-Alemanha). Pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2022-05-25

Edição

Seção

Artigos